1. Home
  2. Semana da Cultura Nordestina
02/08

O dia 02 de agosto marca o início da Semana da Cultura Nordestina. A data marca o falecimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em 1989. O Nordeste é uma ótima escolha de viagem, mesmo em baixa temporada. A região atrai pessoas de toda parte do mundo pela quantidade de manifestações culturais típicas, festas religiosas e populares, música, dança, artesanato e culinária, além das belezas naturais e pluralidade.

A rede de hotéis Business & Flat acredita que o conhecimento de novas culturas enriquece as pessoas e, por isso, separamos, neste texto, algumas das principais manifestações e símbolos culturais baianos que você pode encontrar quando vier a Salvador.

1.       Baiana de Acarajé - Considerada símbolo histórico da Bahia, a baiana do acarajé foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2005. Com grandes vestidos brancos, colares de contas e panos coloridos, as baianas encantam os turistas com a alegria e os famosos bolinhos feitos de feijão fradinho e fritos no azeite de dendê. O acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador pela Câmara Municipal.

2.       Capoeira - Mistura de dança com luta, a capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros.

3.       Axé Music - Considerado o mais baiano dos ritmos musicais contemporâneos, o axé music é, na verdade, uma grande mistura de elementos musicais, aparentemente distantes, como salsa, samba, reggae e rock. O ritmo ganhou espaço na década de 80, marcando uma nova fase do Carnaval da Bahia e a sua inserção no mercado nacional de discos.

4.       Escolas Percursivas - Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Didá e Timbalada trazem nas batidas dos instrumentos de percussão a história, a cultura e a mistura de ritmos que só a Bahia tem.

5.       Literatura Baiana - Da poética satírica de Gregório de Matos, passando pelos versos românticos de Castro Alves, até a prosa mundialmente conhecida de Jorge Amado, entre outros, a literatura baiana produziu alguns dos mais representativos escritores do país.

Além disso, cada passo na capital baiana, no Centro Histórico, nos museus e monumentos é uma oportunidade de desfrutar mais dessa diversidade cultural e histórica, por isso não deixe de marcar a sua visita a Salvador e se hospedar em um dos hotéis Business & Flat!