1. Home
  2. Santa Dulce dos Pobres
14/10

Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce agora é chamada após a canonização que a tornou santa na manhã do último domingo (13 de outubro) na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A cerimônia contou com a presença de milhares de fiéis emocionados com reconhecimento do Anjo Bom da Bahia, como era conhecida graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente no estado baiano.

MILAGRES

Dois milagres foram levados em consideração para que Irmã Dulce pudesse se tornar a primeira santa nascida no Brasil.

O primeiro milagre ocorreu em 2001, nove anos após sua morte. Uma moradora do interior de Sergipe passava com um forte quadro de hemorragia após um parto. A mulher chegou a passar por três cirurgias em um período de 18 horas, mas o sangramento não parava. Porém, sem nenhuma outra intervenção médica e após pedir a intercessão de Irmã Dulce, a hemorragia cessou subitamente.

O outro milagre se trata da volta da visão de um homem de Salvador que ficou cego após um glaucoma. Catorze anos depois de ter o nervo ótico danificado, ele teve uma conjuntivite e rogou para que a Irmã Dulce o ajudasse a curar a dor. Quando acordou, no dia seguinte, não só havia melhorado da conjuntivite, mas também voltado a enxergar. Médicos afirmam que é cientificamente impossível que uma pessoa sem o nervo ótico saudável possa enxergar.

HISTÓRIA

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, hoje Santa Dulce dos Pobres, nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914. Desde muito cedo se envolveu com a religião e o cuidado dos mais necessitados. Com apenas 13 anos, já acolhia doentes e mendigos em sua casa. Adotou o nome de Irmã Dulce aos 19 anos em homenagem à sua mãe. Nesse período, ela entrou para a vida religiosa e passou a fazer parte das irmãs missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e começou a trabalhar com ações voltados à comunidade carente.

Ela criou a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, com albergue e um centro educacional para abrigar meninos sem referência familiar, que funciona até hoje e atende 750 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o Hospital Santo Antônio, um dos maiores da Bahia, também foi criado por ela, quando improvisou um abrigo para atender pacientes no galinheiro do convento em 1949. Hoje, o hospital realiza mais de 3 milhões de atendimentos pelo SUS por ano.

MISSA FESTIVA EM SALVADOR

No dia 20 de outubro, próximo domingo, haverá uma missa de ação de graças pela canonização da Irmã Dulce, hoje Santa Dulce dos Pobres. A celebração ocorrerá a partir das 17h, na Arena Fonte Nova. Antes, às 15h, haverá uma apresentação teatral no evento. Os portões serão abertos às 12h30.

Alguns artistas vão participar da cerimônia, como a cantora Margareth Menezes e Waldonys, que se apresentaram na cerimônia de canonização no Vaticano, e os cantores Saulo e Tuca Fernandes.

O espetáculo teatral terá 1h30 de duração e contará com 600 atores, sendo 550 crianças e adolescentes das obras, além de voluntários, idosos e funcionários. A peça abordará o legado deixado pela religiosa.

...

Para quem vem a Salvador participar desse momento único, os hotéis Business & Flat estão à disposição para um atendimento de qualidade aliado a uma infraestrutura e comodidades que só o Salvador Business & Flat e o Iguatemi Business & Flat podem oferecer em sua hospedagem na capital baiana.

Distâncias da Arena Fonte Nova

Salvador Business & Flat – 9,6 km – Metrô: da Estação Pernambués até a Estação da Pólvora – Uber: R$ 17 a R$ 22

...

Faça a sua reserva pelo nosso site: www.businessflat.com.br