Mercado do Rio Vermelho
Para muita gente que gosta de viajar, conhecer a cultura local é mergulhar na gastronomia, seja em restaurantes, feiras e mercados. Em Salvador, o Mercado do Rio Vermelho é um dos locais para quem deseja essa experiência.
História
A história do Mercado do Rio Vermelho começou no início dos anos 1970, como uma simples feira. Com estrutura precária, a então feira da Chapada do Rio Vermelho já possuía um comércio de frutas, verduras, peixes, carnes e alguns restaurantes.
Em 1986, o governador João Durval Carneiro o reinaugurou como Centro de Abastecimento do Rio Vermelho. Porém, no início de 2010, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária apontaram graves problemas de higiene na conhecida Ceasinha, que acabou sendo demolida em 2012.
E foi em 2014 que surgiu o Mercado do Rio Vermelho como é conhecido hoje. Na véspera do aniversário de 465 anos de Salvador, foram entregues as chaves do empreendimento aos comerciantes.
O Mercado do Rio Vermelho atualmente
O tradicional comércio de frutas, verduras, carnes, peixes e frutos do mar permanece tão forte quanto antes, mas agora há muito mais para ser explorado. O Mercado ganhou estabelecimentos que oferecem produtos e serviços diversos, totalizando mais de 130 boxes que são organizados em seis seções: Açougue, Peixaria & Produtos Típicos; Hortifruti; Artesanato & Petshop; Empório Bazar & Gourmet; Floricultura & Serviços; e Restaurante & Lanchonete.
Para garantir a comodidade de visitantes e frequentadores, o Mercado do Rio Vermelho dispõe de 240 vagas de estacionamento, a maioria delas coberta, e conta com agentes de segurança particular. Nas áreas comuns é frequente a realização de feiras, exposições, atividades lúdicas, apresentações artísticas e outras atividades que promovem cultura, saúde, causas sociais e bem-estar.
Além do dia a dia de compras e programações culturais, o Mercado possui um atrativo que também é noturno: a sua Praça Gourmet, que tem acesso independente e funciona em horário diferenciado dos demais estabelecimentos. Lá é possível desfrutar de uma gastronomia diversificada, com sabores da culinária regional e até internacional. Os restaurantes e botecos estão dispostos ao redor de uma espécie de praça central coberta, um espaço amplo com dezenas de mesas, ideal para reunir a família ou encontrar os amigos para um happy hour. Apresentações ao vivo embalam as noites de quinta e sexta, e nos sábados o fim de tarde é animado pela tradicional Seresta do Edinho.
Fonte: mercadodoriovermelho.com
Distância do Salvador Business & Flat até o Mercado do Rio Vermelho: 8,9 km (cerca de 12 min) – R$ 13 a R$ 17 no Uber
Quer conhecer esses e mais lugares em Salvador e desfrutar da culinária e gastronomia local? Então prepare sua viagem para capital baiana, monte o seu roteiro e não se esqueça de fazer a sua reserva em um dos hotéis Business & Flat, no Caminho das Árvores.
Verão em Salvador: 5 sorveterias para você conhecer

O verão chegou em Salvador e apesar da pandemia um banho de mar e um bom sorvete é o que está valendo para refrescar do sol quente que chegou na cidade! Aqui deixo dicas de algumas sorveterias!
O que fazer em Salvador durante a pandemia

Com a pandemia a cidade mudou seu dia a dia, então, preparamos um texto com os protocolos e dicas de como aproveitar a viagem sem deixar de curtir as maravilhas de Salvador.
Matéria do NY Times sobre Salvador

Com a pandemia o mundo sofreu grandes transformações e Salvador não ficou de fora, porém através das lentes do fotógrafo Stephanie Foden podemos continuar vendo as maravilhas que a cidade oferece.