1. Home
  2. Mercado Modelo
14/12

Conhecendo Salvador: Mercado Modelo

Ao viajar, aquela simples caminhada a passeio pode trazer belas surpresas e, para quem gosta de “bater perna”, os mercados municipais e feiras de artesanato são aqueles lugares típicos para conhecer os sabores e culturas do local e dar uma merecida pausa para os pés. Em Salvador, o Mercado Modelo é um ponto turístico conhecido e quem vem até a capital baiana não pode deixar de curtir a atração.

O Mercado Modelo foi inaugurado em 9 de dezembro de 1912 para se tornar um importante centro de abastecimento da cidade. Ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN no ano de 1966.

Em 1971, após um incêndio, o Mercado se mudou para o espaço em que hoje se localiza e que antes era o lugar onde funcionava a Casa da Alfândega, erguida em 1861, no estilo neoclássico como se mantém até hoje, reproduzindo formas consagradas da segunda metade do século XIX, com uma planta quadrada e uma construção circular ao fundo, que antes servia para atracar os navios de mercadorias.

Antigamente eram comercializadas frutas, verduras, carnes, aves, peixes, farinhas, os camarões salgados, as pimentas recém-colhidas, charutos do Recôncavo e cachaças de alambiques de toda Bahia. O antigo centro comercial de gêneros alimentícios deu lugar à venda de artesanato e produtos típicos da Bahia em diversos boxes organizados dentro da construção, considerado o maior “shopping de artesanato” do Brasil.

Se você colocou Salvador na sua lista de viagens para 2019, não pode deixar de incluir o Mercado Modelo no seu roteiro de passeios turísticos e de se hospedar em um dos hotéis da rede Business & Flat.

Distâncias:

Do Salvador Business Flat ao Mercado Modelo – 11,8 km de distância, cerca de R$ 21 a R$ 28 no Uber.