1. Home
  2. Casa do Carnaval
04/01

Dizem que o ano só começa depois do carnaval, mas enquanto ele não chega, que tal sentir o gostinho dessa festa através dos anos em um museu especialmente dedicado a esta festa? Localizada no centro histórico da cidade, ao lado da Catedral Basílica, a Casa do Carnaval foi construída pela Prefeitura de Salvador e inaugurada há menos de dois anos no dia 05 de fevereiro de 2018.

A Casa do Carnaval conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana. O grande diferencial da casa é a interatividade, entregue aos visitantes por meio de diversos recursos multimídia.

Na parte térrea do prédio, o visitante encontra à disposição uma biblioteca de livros relacionados ao Carnaval, a Salvador, suas artes e tradições, e ainda 200 bonecos feitos de cerâmica que representam figuras típicas da folia. Além disso, há a Sala da Criatividade e Ritmos do Carnaval da Bahia, que detalha a diversidade presente no carnaval baiano. O espaço interativo reúne a memória da festa na Bahia em arquivo material, adereços, esculturas, vídeos e áudios.

No primeiro andar, no cinema interativo, o visitante escolhe o filme que deseja ver, com 10 minutos cada, e outros para fazer fotos com os adereços disponíveis para caracterização. Aqui, O visitante conhece a história do ritmo e vivencia a experiência do carnaval dançando uma das coreografias dos blocos e bandas, orientados por dançarinos.

No terraço, um espaço para contemplar a Bahia de Todos os Santos com mesas e bancos característicos da festa de rua.

SERVIÇO

Funcionamento: de terça a domingo, das 11 às 19h.
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Informações: 55 (71) 3324-6360 ou 3324-6791.

Fonte: pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br