Gírias e expressões baianas na novela Segundo Sol

09/08

Você já deve ter ouvido falar da novela das 9, Segundo Sol, ou até mesmo escutado o refrão de “Axé Pelô”, o sucesso do personagem Beto Falcão. Cheia de tramas e também muito humor, a novela tem gerado mais que entretenimento para os baianos. É que a procura por Salvador como destino turístico cresceu 112% após o início da produção, ou seja, o interesse dos brasileiros em visitar a capital baiana mais que dobrou.

Mas, antes que você já comece arrumar as malas e venha se hospedar em um de nossos hotéis no Caminho das Árvores, você precisa aprender algumas daquelas gírias e expressões que os personagens falam na novela e que são bastante comuns por aqui.

Aooonde – Sem chances. Ex.: Aooonde que eu vou falar com ele.

Aperto de mente – Perturbação

Barril – Problema; difícil. Ex.: Isso aí é barril, viu?

Brocar – Mandar bem. Ex.: Ela brocou dançando É o Tchan.

Calundu – Mal humor. Ex: Ela está de calundu.

Comer água – Sair para beber.

Comer pilha – Cair em papo furado. Ex.: Ela comeu pilha dele.

Já fui, Banda Mel – Quando a Banda Mel estava no auge, o vocalista Booxk Johnny encerrava o show falando “já fui” e a expressão “já fui, banda mel” acabou pegando como uma despedida como uma despedida.

Massa – Algo bom, bacana. Ex.: Isso é massa!

Migué – Enrolação; mentira

Na cocó – às escondidas, traindo a confiança

Na tora – à força. Ex.: Você vai sair daqui nem que seja na tora.

Ó paí – “Olha pra isso”

Se pique – Vá embora

 

Agora sim! Agora que você já sabe como se virar com o “baianês”, é só comprar a sua passagem pra Salvador, reservar um quarto em um de nossos hotéis da rede Business & Flat, arrumar a mala e vir conhecer essas e mais outras expressões pessoalmente, fora da telinha!